|
Ed Wood (1994) - Tim Burton |
Recentemente assisti ao filme Ed Wood (1994), dirigido por Tim Burton. O filme conta a história do diretor que é considerado o pior diretor de todos os tempos, eu diria que ele é o melhor pior diretor de todos os tempos. Ed Wood (estrelado por Johnny Depp) fazia seus filmes com orçamento baixíssimo e pra completar, não era muito bom em no que fazia, porém, era ótimo em persuadir.
Coincidentemente, Ed acabou conhecendo um de seus atores favoritos, Bela Lugosi (Martin Landau), que na época não estava passando por uma fase muito boa. Lugosi enfrentava problemas com drogas, estava falido e não tinha mais a credibilidade que um dia já teve, além de estar velho. Os grandes produtores não viam vantagem em fazer filmes com ele, mas Ed admirava e via em Lugosi um grande ator, e ele realmente era. Na minha opinião, Lugosi era incrível, não digo que sua atuação era digna de Oscar em questão de fidelidade com a realidade, mas quem se importa? Ele era apaixonado pelos papeis que interpretava e dava tudo de si, muitos enxergam a beleza de sua atuação e o quanto é marcante, outros apenas a veem como exagerada, eu estou entre os primeiros.
|
Glen or Glenda (1953) - Edward D. Wood, Jr. |
Enfim, após conhecer e firmar uma grande amizade com Bela, Ed Wood tinha uma grande estrela para fazer um papel em seus filmes, e fez de tudo para vender essa idéia. Chega a ser engraçado imaginar um ator como Bela Lugosi - que interpretou e ficou marcado mundialmente pela sua atuação em Drácula (1931) - atuando em filmes como Glen or Glenda (1953), um filme com toques autobiográficos do diretor que conta a história de um doutor que narra casos de travestis que passaram por seu consultório. Ainda assim, não vejo nenhum dos papeis de Bela Lugosi nos filmes de Ed Wood como degradantes ou ruins para a carreira do ator, afinal, fizeram parte de sua história, e são filmes legais para se assistir, principalmente nos dias de hoje em que não se vê mais nada produzido como antigamente, além de conseguirmos assistir com uma visão mais ampla, tendo em vista que podemos saber tudo que se sabe sobre esses atores e diretores.
|
Edward D. Wood, Jr. e Bela Lugosi durante as gravações de Glen or Glenda. |
|
Bela Lugosi, Dolores Fuller e Edward D. Wood, Jr.
|
O declínio de Lugosi foi doloroso, tanto para ele quanto para seus amigos. Imagino que não deve ter sido nada fácil para ninguém vê-lo internado em um centro de reabilitação por conta de seu vício em álcool e morfina. Sem apoio da família, Ed Wood bancou todas suas despesas e aguardou pelo retorno de seu amigo, que seria breve.
"Must be strange working on your own head, but perhaps not if you're Bela Lugosi.", essa frase se torna ainda mais verdadeira ao saber que as vezes Lugosi ficava tão imerso no papel de Drácula que absorvia as personalidades do personagem para si.
|
Bela Lugosi fazendo um auto-retrato com argila. |
Bela Lugosi atuou nos filmes de Ed Wood com toda a sua paixão e vitalidade, até morrer. Como Bauhaus não cansa de me lembrar, "Bela Lugosi's Dead".
É muito difícil para O Conde falar sobre um filme onde o Conde atuou sem acabar atraindo os holofótes para o Conde. O Conde adora O Conde e espera ter a oportunidade de falar sobre O Conde novamente, em outro momento. Até lá, se cuidem.
Ed Wood está disponível no Star+, mas também pode ser encontrado facilmente para baixar por aí.
Já o filme Glen or Glenda, assim como outros filmes de Edward D. Wood, Jr. podem ser encontrados facilmente no Youtube, inclusive com legenda em Português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário